Informações Técnicas

Contato

Estrada do Capuava, 486/490
06713-630 – Cotia – SP
Fone: 11 4617-9555
vendas@conduferes.com.br

Novidades

Cabos não Halogenados

banner_cabos_halogenados

Sabemos que em caso de incêndio, muitas vezes começa nas instalações elétricas, e fora os danos causados na estrutura, as pessoas sofrem com emissão de gases tóxicos, proveniente da fumaça gerada pela queima da parte plástica dos cabos.

O gás clorídrico gerado pela queima do PVC irrita tanto os olhos como as vias respiratórias. Associado à umidade ou à água de combate ao incêndio forma ácido clorídrico, podendo haver também a formação de Fumaça opaca provocando Asfixia e pânico seguido de desmaio.

Halogênios são elementos químicos, encontrados na tabela periódica – coluna 17 tais como cloro, bromo, iodo, flúor e astato e uma de suas principais características é a facilidade em reagir com outros elementos, por isso raramente são encontrados livres na natureza. Por serem altamente retardante a chama, são utilizados como matérias-primas na composição, principalmente, do PVC, muito utilizado na fabricação de cabos.

A indústria para minimizar estes efeitos criou materiais isentos de halogênios, que são utilizados na isolação e nas coberturas e com aditivos especiais também se tornaram anti-chama, com baixa emissão de fumaça, não toxica.

Estes cabos recebem as seguintes nomenclaturas:

  • LSZH / LS0H – LOW SMOKE ZERO HALOGEN
  • IH – ISENTOS DE HALOGÊNIOS
  • HF – HALOGEN FREE
  • NH – NÃO HALOGENADOS
  • LSHF – LOW SMOKE HALOGEN FREE
  • SHF1 – SMOKE HALOGEN FREE

“Estes cabos são recomendados, de acordo com ABNT NBR 14705:2010, para instalações em caminhos e espaços horizontais e verticais com ou sem fluxo de ar forçado, ou em locais com a grande trafego de público”.  Tais como, prédios comerciais, estações de trem, metrôs, aeroportos, hospitais, igrejas, navios, plataformas de exploração de petróleo, etc.

Dentre as matérias primas atualmente empregadas na elaboração dos cabos podemos classifica-los como termoplásticos (polietileno, polipropileno e Eva) e os termofixos (XLPE e HEPR), que são matérias primas puras.